Trabalha na Imprensa ou com meios de comunicação? Baixe o nosso press-release institucional!

Câncer de Mama: Instituto Protea ajuda mulheres de baixa renda no tratamento da doença

O Instituto Protea é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar pacientes de baixa renda com câncer de mama a ter acesso rápido ao tratamento e, dessa forma, aumentar as suas chances de curar a doença. A ONG foi criada por Gabriella Antici, empresária que já superou duas vezes a doença e decidiu ajudar outras mulheres que provavelmente não teriam a mesma chance por falta de recursos. A cada hora, são quase duas mulheres que perdem a vida para o câncer de mama no Brasil. O diagnóstico tardio, aliado à falta de exames preventivos e recursos médicos, é uma das principais causas do alto número de mortes pela doença no nosso país.

Gabriella congregou um time de conselheiras, mulheres que também superaram o câncer ou com sólida experiência em organizações sociais, e um conselho médico, formado por alguns dos mais renomados oncologistas e mastologistas do País, com ampla sabedoria e décadas de experiência profissional na luta contra o câncer de mama.

Inicialmente em parceria com o Hospital Santa Marcelina, que destina 80% do seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Protea criou um programa junto com o Hospital para dar acesso a um tratamento adequado e de qualidade para mais pacientes, o Projeto AMAR – Atendimento ao Câncer de Mama de Alta Resolutividade.

Localizado em Itaquera, a região mais populosa da Zona Leste e a segunda mais populosa da capital paulista, o Santa Marcelina é considerado uma das unidades de saúde mais importantes do Estado de São Paulo, e referência na região, onde os casos de morte por câncer aumentaram nos últimos anos.

No Ambulatório Médico de Especialidades do Hospital Santa Marcelina, que funciona em parceria com o Governo do Estado, a especialidade de Mastologia, que acolhe e trata pacientes com câncer de mama, realiza 400 atendimentos por mês, sendo aceitas, em média, 20 novas pacientes para tratamento. Com o apoio do Projeto AMAR, e por meio de um processo que permite que a paciente com suspeita de câncer de mama realize seus exames de diagnóstico em um único dia, o Hospital poderá aumentar em 10% o número de pacientes tratadas e diminuir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Um dos objetivos do Projeto é elevar em 50% o número de cirurgias e tratamentos de radio e quimioterapia oferecidos.

Embora o câncer de mama tenha até 95% de chance de cura, uma em cada quatro  brasileiras morrem em até cinco anos após o diagnóstico. Esta taxa é quase três vezes maior do que Estados Unidos e Europa. Apesar da dura realidade, o Protea surge para apoiar pacientes na luta contra o câncer de mama por acreditar que todas as mulheres têm o direito ao acesso rápido a um tratamento digno e de qualidade.

Os interessados em contribuir com a causa do Instituto Protea e serem doadores podem acessar www.protea.org.br ou entrar em contato pelo telefone: (11) 98425 - 1393.

Sobre o Instituto Protea

O Instituto Protea é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para dar acesso ao tratamento gratuito do câncer de mama em pacientes de baixa renda. Os recursos arrecadados pelo Instituto são aplicados na confirmação do diagnóstico e tratamento da doença. Fundado em 2018, com mulheres que superaram o câncer de mama entre os membros do conselho consultivo, o Protea, em parceria com hospitais, conta com reputados mastologistas e oncologistas no conselho médico para facilitar e ampliar o acesso aos recursos médicos e diminuir o tempo de espera pelo tratamento, multiplicando as chances de cura de quem tem a doença. Protea é uma das mais belas, robustas e antigas flores do mundo e representa transformação, esperança e força. Seu nome foi escolhido por simbolizar a extraordinária capacidade de superação das mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama.

Sobre o Hospital Santa Marcelina

O Hospital Santa Marcelina, com mais de 50 anos de atuação, é a principal referência hospitalar da Zona Leste de São Paulo. Filantrópico, mantém 80% de seu atendimento dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com mais de 700 leitos para atendimento particular, convênios e SUS, sendo 98 voltados à terapia intensiva (UTI). Diariamente passam pelo complexo, entre funcionários, pacientes e prestadores de serviço, cerca de 10 mil pessoas. Oferece, entre outros serviços, um completo centro de diagnóstico por imagem, banco de sangue próprio e destaca-se na realização de transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer. É também um importante centro de ensino e pesquisa, mantendo 42 programas de residência médica e de especialização. Atua em parceria com todas as esferas governamentais, sendo em âmbito federal, estadual e municipal, que ampliam as alternativas de atendimento à população.

Website: www.protea.org.br

Facebook: www.facebook.com/institutoprotea