Tudo começou com o telefonema de uma amiga. E logo se desdobrou numa ligação muito mais forte: a de várias mulheres que se uniram dispostas a lutar para mudar a história do câncer de mama.

Gabriella Antici Instituto Protea

 Era setembro de 2017 e Gabriella Antici enfrentava o câncer de mama pela segunda vez. Apesar de ter feito a cirurgia de remoção da mama há menos de três anos, a doença retornara. Gabriella não desanimou e recomeçou o tratamento completo: nova cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Certo dia, recebeu o telefonema de uma amiga que queria saber como ela estava. Conversaram sobre o seu estado de saúde e, também, o quanto o tempo entre o diagnóstico e início do tratamento podem influenciar na chance de cura das pacientes principalmente quando há falta ou restrição de recursos.

A ligação terminou. As reflexões de Gabriella continuaram...

Quantas das cerca de 60 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama a cada ano no Brasil conseguem contar com tratamento rápido e adequado, fundamental para elevar as chances de cura desta doença?

Gabriella sabia que, atualmente, 1 em cada 4 brasileiras morre em até 5 anos do diagnóstico de câncer de mama. São 42 mulheres por dia que perdem a vida para uma doença com 95% de chances de cura.

Como ajudar a mudar e melhorar essa realidade? 

A resposta de Gabriella foi: unir pessoas que acreditam que todas as mulheres têm os mesmos direitos e devem ter acesso rápido a um tratamento digno e de qualidade para a cura do câncer de mama.

Em junho de 2018, fundou o Instituto Protea - congregando um time muito especial de Conselheiras: cinco mulheres que superaram o câncer de mama e outras cinco com experiência em organizações sociais sem fins lucrativos. Além destas mulheres, Gabriella convidou médicos oncologistas e mastologistas especialistas em Câncer de Mama que lutam diariamente há mais de 20 anos contra esta doença.

Fundadores

Somos um grupo disposto a nos engajar e fazer todo o possível para vencer o câncer de mama. Nosso desejo é contagiar cada vez mais pessoas por essa causa para que possamos ter meios de expandir nossa atuação, aumentar o número de pacientes tratadas e ajudar a mudar a situação atual. Assim começa a nossa luta! Conheça melhor o nosso trabalho e junte-se a nós nessa corrida pela a vida!

Equipe Protea (1).png