Você já fez a sua mamografia este ano? Está esperando o quê?

protea mamografia exame

O câncer de mama é o câncer mais comum no mundo e a principal causa de morte por câncer entre mulheres desproporcionalmente afetando indivíduos de países de baixa e média renda. A taxa de sobrevivência de países de alta renda excede 90%, comparado com 66% na Índia e 40% na África do Sul. (Fonte OMS: link https://www.who.int/initiatives/global-breast-cancer-initiative)

O câncer de mama, se detectado e tratado precocemente, tem mais de 95% de chances de cura. No Brasil, 1 em cada 4 mulheres com câncer de mama morre em até 5 anos, principalmente devido a detecção tardia e a demora para iniciar o tratamento.

Aqui, a cobertura mamográfica em mulheres de 50 a 69 anos é de apenas 23%, segundo o Radar do Câncer, com dados extraídos do DATASUS.

(Fonte: Radar do Câncer – Oncoguia)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 70% da população feminina a partir dos 40 anos realize o exame anualmente. No Brasil, a faixa etária rastreada pelo SUS está restrita ao grupo entre 50 e 69 anos. (Fonte: https://portalhospitaisbrasil.com.br/brasil-esta-53-abaixo-da-taxa-de-cobertura-de-mamografia-recomendada-pela-oms/)

A estatística é assustadora, dado que a mamografia é o exame indicado para a detecção precoce do câncer de mama. Se não faz o exame, não detecta cedo, não trata e, portanto, não cura. 

Além disso, durante o primeiro ano de pandemia, por vários motivos – principalmente porque alguns serviços fecharam e muitas pessoas evitaram ambientes públicos, houve uma redução de 43% no número de mamografias e isso tem se refletido agora com casos mais avançados sendo diagnosticado, como é possível ver no gráfico que a cobertura em 2020 chegou a baixos 13.9%.

Muitas vezes, devido ao grande volume de compromissos e tarefas, muitas mulheres negligenciam seus exames anuais. Sabemos que o dia-a-dia exige de mais do público feminino, porém é necessário cuidar de si para ter saúde para cuidar da família e poder colaborar com o sustento da casa.

Matéria do G1 alerta que mulheres sem sintomas de câncer de mama devem fazer mamografia de rotina a partir dos 40 anos, uma vez ao ano, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). 

Importante destacar que o Ministério da Saúde indica a mamografia a partir dos 50 anos, a cada 2 anos.

“Os dados mostram que 25% das mulheres com câncer de mama no Brasil desenvolvem a doença entre 40 e 50 anos. Por isso, existe essa divergência em termos de idade para o início do rastreamento mamográfico.”

— Rosemar Rahal, médica mastologista da diretoria da SBM

(Ver matéria completa no site do G1: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/05/20/mamografia-entidades-e-ministerio-divergem-sobre-idade-minima-para-exame-de-rotina-veja-como-funciona.ghtml)

POPULAR

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.